Eu Devo Usar Joelheiras?

Dentro de um box de CrossFit, não é muito difícil reconhecer um atleta de alta performance, no meio da multidão ele estará pulando de um exercício para o outro, mais rápido que todos, sem camisa, equipado de tênis especial para o esporte, munhequeira, bermuda até o joelho e claro joelheiras. Mas para que elas servem? Será que todos devem usá-las? Elas realmente evitam dores nos joelhos?

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O que são joelheiras e como funcionam.

As joelheiras (knew sleeves) comuns no CrossFit são feitas de neoprene, geralmente com forro e cobertura de outro tecido, elas inicialmente foram criadas para atender atletas de força, substituindo as faixas de joelho que eram pouco práticas e são banidas de algumas competições por oferecerem vantagens aos atletas.

Sua função seria manter a temperatura local e exercer uma força compressiva que melhoria a estabilização do joelho do atleta através de mecanismos de propriocepção (capacidade de perceber o próprio corpo) e aumentaria a circulação sanguínea e diminuiria o inchaço aumentando a recuperação e reduzindo o risco de lesões.

Para que elas não servem.

Nenhum desses mecanismos de funcionamento das joelheiras atua em lesões pré-existentes, assim um atleta que já tem uma lesão instalada deve se consultar com um ortopedista e caso seja necessário usar uma órtese apropriada para o seu tipo de lesão.

As joelheiras também não são capazes de corrigir grandes problemas mecânicos, não é porque um atleta com péssima mobilidade de tornozelo ou falta de ativação de quadril colocou uma joelheira que ele estará seguro agachando. Seus mecanismos de propriocepção parecem funcionar muito mais preservando a mecânica de movimentos de pessoas em fadiga do que corrigindo padrões de movimentos incorretos. (1)

Para que usá-las.

Outros estudos apontam que as joelheiras são muito mais eficientes em reduzir a fadiga se utilizadas por longos períodos de tempo. (2) Assim talvez seu benefício seja maior em atletas de alto nível, pois eles permanecem mais tempo treinando e consequentemente mais tempo usando equipamento compressivo.

Esse tipo de atleta também sofre com mais volume de treino e maior intensidade relativa nos treinos, devido aos seus níveis de força elevados.

Para quem pratica o esporte apenas de maneira recreativas as joelheiras parecem uma boa opção para se adaptar a um aumento do volume ou intensidade de treino em atletas com alguma maturidade na modalidade e segurança nos movimentos. Elas nunca devem ser usadas para remediar dores articulares, tentar compensar problemas de movimento ou falta de desenvolvimento ligamentar e muscular.

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1. Tiggelen DV., et al. “The effects of a neoprene knee sleeve on subjects with a poor versus good joint position sense subjected to an isokinetic fatigue protocol.” Clin J Sport Med. 2008 May;18(3):259-65. doi: 10.1097/JSM.0b013e31816d78c1. Accessed October 22nd 2014.

2. Duffield R., et al. “The effects of compression garments on intermittent exercise performance and recovery on consecutive days.” Int J Sports Physiol Perform. 2008 Dec;3(4):454-68.  Accessed October 22nd 2014.

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6 comentários em “Eu Devo Usar Joelheiras?”

  1. Bom eu estourei os ligamentos do joelho direito,fiz cirurgia e estou retornando ao crossfit. Qdo falei pro meu ortopedista de usar joelheira,ele falou que é bobagem,só vai prender a circulação e dar varizes.

  2. Boa Gabriel! Meu ortopedista diz que usar joelheiras, cintos, esses acessórios de compressão, deixam as articulações “mais preguiçosas “. Assim como vc, não uso os acessórios para fortalecer as articulações! Mas penso em usar em competições sim. Segundo o médico, esses acessórios é bom para quem precisa, por algum problema articular etc. Mas cada caso é um caso. Sempre bom consultar um especialista!

  3. Gostei do Artigo Du, parabens pelo blog sempre passo por aqui para ficar atualizado e informado…
    Se puder por favor vc poderia esclarecer uma dúvida?
    No meu caso faço treinos para competição no entanto seguindo algumas dicas e artigos que encontrei na internet faço meus treinos com o mínimo de acessório possível sem cinto e sem joelheira rs… faço isto com objetivo de fortalecer minhas articulações.
    Uso alguns acessórios apenas quando vou trabalhar acima de 85% do meu PR.
    Vc acha que posso estar equivocado?!
    Qual sua opnião sobre este método!?
    Abs.

    1. Gabriel,

      de maneira individualizada a única pessoa que pode dar essa resposta para você é seu técnico que conhece você e seu programa de treino.

      De maneira geral, quando você sai de um programa de condicionamento físico que tem como prioridade saúde e entra em um programa de competição onde o foco é resultado, de maneira geral você procura uma maior especificidade no treinamento, o que inclui usar os mesmos equipamentos da competição no treino.

      Novamente essa é uma recomendação geral, existem momentos que os atletas vão trabalhar com equipamentos diferentes por uma série de motivos, como estar em uma fase de deload ou fortalecimento e que equipamentos diferentes também tem recomendações diferentes dependendo de como eles atuam no corpo humano.

      Espero ter ajudado!
      E.

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