O Calçado Ideal Para CrossFit

Uma das dúvidas mais frequentes entre os crossfitters iniciantes é que tênis utilizar durante os treinos, a resposta para ela não é fácil já que o esporte é uma atividade multifaceteda e provavelmente um atleta precisará de mais de um par em sua mala de treino.

 

Assine nossa newsletter para receber o vídeo 8 exercícios para melhorar o snatch

 

Tênis multiatividade
image
Nike Metcon 1

Esse calçado é a primeira opção de um crossfitter nos treinos, ele é um equipamento capaz de lidar relativamente bem com todas as atividades exigidas no treino, oferecendo um misto de estabilidade com flexibilidade, esse será o companheiro de treino na maioria dos WODs.

Eles geralmente combinam um salto inspirado nas sapatilhas de levantamento de peso, ou seja, mais elevado e rígido, com uma ponta de pé flexível para corridas e saltos de corda, eles também costumam apresentar algum tipo de proteção nas laterais e topo para evitar o desgaste causado pela subida de corda e outras atividades.

Os principais modelos, que podem ser encontrados com relativa facilidade no Brasil são o Nike Metcon, que apresenta um drop, diferença entre a altura do calcanhar ponta do pé, mais elevado com solado mais flexível, e o Reebok Nano com solado mais plano e rígido.

Existem outras marcas nessa categoria como a Inov-8. Calçados não específicos para o esporte de sola plana e rígida como sapatilhas de wrestling, chuteiras de futsal e até os All-stars de cano baixo e os slippers da Vans ainda são populares entre os crossfitters da velha guarda e apesar de perderem um pouco no quesito conforto ainda são uma opção para quem não quer investir muito em um tênis.

Sapatilha de Levantamento
adipower
Adidas Adipower

Já discutimos bastante sobre a utilidade das sapatilhas de levantamento de peso nesse post. Elas são calçados de solado rígido e com um salto elevado que permite uma maior transferência de força para o solo, além de maior estabilidade e um ganho de posicionamento que pode compensar a falta de flexibilidade de um atleta.

Apesar de elas não serem absolutamente necessárias se o atleta possuir um tênis multiatividade, as sapatilhas talvez sejam o calçado que mais impacte na qualidade do treino, além disso existem dados que mostram que mesmo atletas experientes que usam sapatilhas erram menos levantamentos do que aqueles que preferem um tênis de crossfit.

Hoje os melhores calçados desse grupo são a Adidas Adipower  e a Nike Romaleos, os dois chegando muito próximos dos US$ 200,00. A Adidas Powerlifting e o Reebok Lifter, o mais fácil de ser encontrado no Brasil, tem um valor mais em conta e podem ser uma boa opção para iniciantes e para aqueles que não querem se aprofundar nos esportes de força, além de serem mais confortáveis para treinos mistos.

Tenis de corrida
Mizuno wave prophecy 4
Mizuno Wave Prophecy 4

Existirão aqueles momentos em que o atleta deseje um calçado mais confortável para um wod que envolva apenas corrida, que envolva outros movimentos que não necessitem de estabilidade nos pés, como barras, muscle-ups e double unders. Para esses momentos é interessante que o crossfitter possa contar com um tênis especial de corrida.

Esse calçado pode variar muito de pessoa para pessoa, os crossfitters mais tradicionais optaram por algo minimalista como o Nike Air ou algum tênis da Inov-8, há aqueles que vieram das corridas de longa distância e tem costume de usar tênis com mais suporte e amortecimento, como Asics e Mizunos, aqui a escolha tende a ser mais pessoal já que a maioria das pessoas tem alguma exposição a corrida, e pegar um calçado que obrigue uma mudança de forma na corrida a curto prazo pode ser catastrófico.

Existem muitos outros tipos de calçados que podem estar na mala de um crossfitter, mas esses três talvez sejam os mais importantes já que dão conta da maioria das atividades nos treinos e asseguram uma boa performance e segurança neles.
Curta nossa Fan Page no Facebook para continuar acompanhando nossas postagens:
facebook_like_button

Anúncios

3 comentários em “O Calçado Ideal Para CrossFit”

  1. A FILA lançou uma linha FXT para Corss Training. Eu adquiri o Full Panther da linha. Estou aguardando a entrega para saber se é bom mesmo ou não. São ótimos na relação custo x benefício pois a Fila pratica preços mais em conta aqui no Brasil.

    Você já conhece a linha FXT?

Faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s