Como Escolher Sua Academia de CrossFit

Para um não praticante, CrossFit parece um esporte pouco acessível e intimidador, a decisão de procurar uma academia (box, para os iniciados) requer coragem e com ela surge a dúvida: que estabelecimento escolher. Aqui vão alguns fatores importantes para se considerar na hora de tomar essa decisão.

 

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O CrossFit não segue o modelo de franquias e sim licenciamento de marca, então é possível achar uma grande variedade de metodologias, aulas, sistemas de ensino e negócio, cada academia é única e vale visitar várias antes e observar os critérios apontados antes de escolher uma.
Todas as afiliadas da CrossFit podem ser encontradas nesse mapa, qualquer academia que ofereça a modalidade que não esteja aí é um box pirata e por isso não é recomendada.

1.Acessibilidade:

Esse é um critério importante principalmente para iniciantes que não tem tanto engajamento com a atividade ainda, a academia que mais trará resultados é aquela que a pessoa consega ir com regularidade. CrossFit é um esporte que tem uma curva de aprendizado bem íngrime, então é importante escolher um local que tenha uma localização e agenda adequados para pelo menos a prática de três seções semanais.

2. Atenção:

O risco e os resultados de um treino de CrossFit são diretamente ligados a atenção que os treinadores dão aos alunos. Quando se entra no local, alguém deu uma explicação coesa sobre o esporte? Existe interesse em saber os objetivos, passado esportivo e histórico de lesões do novo aluno? O coach que está em aula parece estar realmente preocupado e atento aos movimentos de seus alunos? Existe um número máximo de alunos por treinador? Respostas negativas para qualquer uma dessas respostas acendem um sinal amarelo.

3.Clima:

O CrossFit não se destaca apenas pela sua metodologia inovadora, mas também pela sua capacidade de oferecer a atletas não profissionais a motivação e a ambientação que existe nos ginásios de alta performance. Os resultados obtidos pelos alunos também vem da motivação dada por esse ambiente para que eles se mantenham constantemente em alta intensidade. Não que o box precise estar o tempo todo em clima de guerra, mas turmas desanimadas e pouco unidas são um sinal que aquele ginásio está falhando em trazer a essência do CrossFit.

4.Qualificação:

Aplicar um treino de CrossFit não é uma tarefa fácil, exige conhecimentos em diversas áreas das ciências biológicas, assim como experiências em uma gama de esportes como ginástica artística, levantamento de peso e corrida. Por esse motivo é importante conhecer o currículo dos professores, não apenas os títulos acadêmicos, mas também sua experiência profissional e atlética.

5.Programação:

Essa talvez seja a parte mais complicada de um atleta iniciante perceber, mas os treinos do CrossFit são variados mas não aleatórios, para se alcançar um resultado específico é necessário primeiro uma meta e depois um plano para cumpri-la. É importante perguntar como o programa do box é montado e qual o objetivo atual dele. Não que um leigo seja capaz de detectar muitos erros nesse quesito, mas apenas a confiança do treinador de responder essa pergunta já é sinal que aquele box tem uma programação responsável.

Esses são alguns dos principais aspectos a se observar quando vai se decidir sobre um box para se praticar CrossFit, eles estão ordenados mas essa ordem não reflete a importância de cada um. Cada aluno vai acabar tendo seu próprio conjunto de necessidades, mas o importante é perceber que a escolha do box é um investimento em saúde e qualidade de vida, então é melhor refletir e fazer uma escolha que priorize a qualidade da vivência esportiva dentro do ginásio.

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8 comentários em “Como Escolher Sua Academia de CrossFit”

    1. Olá,
      Um dos pilares do CrossFit é a alta intensidade. O parâmetro de intensidade é baseado nas suas capacidades físicas e mentais, então CrossFit é pesado sim, mas o seu pesado é diferente do pesado de um atleta olímpico, que é diferente do pesado de uma senhora de 70 anos.
      Sobre as lesões nos conduzimos uma pesquisa com mais de 700 crossfitters e o indice de lesões fica bem abaixo de outros esportes comuns como futebol e corrida.
      https://barsnrings.wordpress.com/2015/06/17/crossfit-machuca-resultados-da-pesquisa/
      Existem outros estudos acadêmicos sobre o assunto e nenhum deles detectou um número de lesões acima de outros métodos de condicionamento físico comuns.

    2. Vai fazer a aula, vc vai adorar! Fiquei sedentário e acima do peso por anos! Agora estou no Crossfitt, é apaixonante! Não é nada pesado, é tudo adaptável, existe uma variedade de pessoas no Cross, crianças, idosos, obesos, sedentários etc, o instrutor irá adaptar o seu treino.

    3. Essa é uma pergunta muito relativa, pois a lesão pode ocorrer em qualquer pratica esportiva, posso falar por mim, treino a seis meses e não me machuquei nenhuma vez, pelo contrário estou melhorando cada vez mais o meu condicionamento físico, esse lance da lesão acabou virando um estigma dentro da modalidade crossfit. Existem vários artigos provando justamente o contrario em relação a isso, eles apontam uma menor incidência de lesões dentro dessa modalidade quando comparadas a outras de alto rendimento como: corrida, futebol, vôlei, etc. Quanto ao treino ser “pesado”, nós entendemos de uma outra forma, preferirmos dizer que ele é intenso, altíssima intensidade, lembrando que essa tal intensidade é que irá gerar no seu condicionamento físico geral uma maior adaptação e preparo para as atividades do dia-a-dia como: subir escadas, se agachar, levantar um peso do chão, empurrar, puxar, levantar, etc… Enfim eu aconselho que você visite um box e faça uma aula experimental, garanto que você irá se surpreender com a metodologia e se motivará a tentar mais uma vez. Espero ter te ajudado, boa sorte…

      1. Que legal. Obrigada por ter aberto horizontes. Faço atividades físicas e adoro. Mas com certeza irei procurar um crossfit por aqui pelo México. Obrigada novamente. E sucesso na vida.

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