Cuidados Com as Mãos Para o CrossFit

Existem dois tipos de crossfitters, aqueles que já sofreram com feridas na pele das mãos e aqueles que ainda vão ter uma lesão dessas durante os treinos. Mesmo esse tipo de desgaste seja inerente há algumas dicas que podem atenuar o problema e minimizar a chance desse tipo de lesão dentro do box.
Assine nossa newsletter para receber o vídeo 8 exercícios para melhorar o snatch
Cuidado com o Magnésio:

Poucas pessoas compreendem o real funcionamento do magnésio, seu nome correto é carbonato de magnésio, e assim como no talco, produto onde ele é um dos principais ingredientes, sua função no treino é absorver a humidade garantindo uma superfície sempre seca, o que resulta em uma menor possibilidade de que as mão escorreguem do aparato.

Como ele atua como um dissecante, quando passada em excesso ele rouba humidade da pele, ressecando ela e consequentemente diminuindo sua elasticidade o que propicia o surgimento de lesões, o ideal é que os atletas usem magnésio suficiente para manter as mãos secas, porém sem acumular uma camada visível nas mãos ou no aparato de treino.

Lave as Mãos:

Como o magnésio é um pó fino e com alta afinidade a água ele se acumula com facilidade nas reentrâncias da mão, sendo sua remoção bem complicada. Uma lavagem atenta das mãos após o treino pode garantir que o ressecamento das mãos seja interrompido, garantindo uma melhora a longo prazo.

Hidrate:

Outra forma de se proteger contra o desgaste da mão é através da utilização de hidratantes, cada atleta tem sua formula preferida, dos vendidos em farmácias aos específicos para crossfittters. Apesar das especificidades das marcas todos eles cumprem a mesma função, manter a pele das mãos saudável e flexível.

Cuide dos calos:

As lesões geralmente se localizam em duas regiões, no meio da palma das mãos e nos calos próximos a junção com os dedos, enquanto há pouco a se fazer na primeira região, os ferimentos nos calos podem ser evitados removendo os excessos de pele dos mesmos.

Cortador de calos.
Cortador de calos.

Há diversas formas de fazer isso, entre elas a utilização de lixas, drimers e barbeadores, mas a que parece ser mais eficiente é o cortador de calos, que pode ser facilmente adquirido em sites estrangeiros e é muito eficiente e seguro.

Proteção:

Utilizar equipamentos de proteção nas mãos pode ajudar em muito na prevenção de novas lesões,  o courinho ginástico, é capaz de proteger as mãos na maioria dos exercícios realizados na barra e argolas, além de ser mais fácil de ser removido para movimentos com a barra olímpica. Para objetos mais ásperos, como cordas, kettlebells entre outros, o ideal é que sejam utilizadas luvas que promovem uma proteção maior.

Essas são algumas dicas que podem reduzir o desgaste das mãos, mas é importante saber que hora ou outra todo atleta terá uma lesão do tipo e quando ela acontecer o o melhor a fazer é lava-la bem com água e sabão como qualquer machucado e dar um descanso para a pegada.

Curta nossa Fan Page no Facebook para continuar acompanhando nossas postagens:
facebook_like_button

Anúncios

Uma consideração sobre “Cuidados Com as Mãos Para o CrossFit”

Faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s