O que é mobilidade e como ela pode melhorar sua performance?

Atualmente vemos muitos atletas e boxes falando sobre, trabalhando mobilidade, realizando sua manutenção, mas o que é ela? Como funciona seus exercícios? Quais são seus benefícios. A Mobilidade é essencial para qualquer indivíduo e mais relevante para atletas podendo aumentar ou bloquear a performance. Romper a fáscia que envolve a musculatura rígida, lubrificar as articulações, relaxar a musculatura tensa todos os dias de treino é essencial para obter uma boa performance.
Assine nossa newsletter e saiba das novidades do Bars ‘N’ Rings
 O que é mobilidade

Mobilidade é um conceito amplo que envolve amplitude de movimento , tensão muscular, tecidos moles e capsula articular, aderência, resiliência dos tendões, coordenação neuromuscular, propriocepção, biomecânica da posição e conhecimento da forma adequada e executar um movimento. Isto também inclui a estabilização, gerada pelo equilíbrio muscular e força, principalmente no core para proteger a coluna vertebral e terminações nervosas.

 A diferença entre alongamento e mobilidade

O alongamento foca apenas o comprimento de um músculo encurtado e rígido. Mobilização por outro lado, é o movimento baseado na integração do corpo todo abordando e encontrando todos os elementos que limitam o movimento e a performance, incluindo músculos encurtados e rígidos, restrições de tecidos moles, cápsula articular, problemas de controle motor, disfunção na amplitude de movimento e problemas neurais dinâmicos. Resumindo, mobilização é a ferramenta para encontrar de forma global problemas de movimento e performance. (Dr. Kelly Starrett)

Por que mobilidade é importante?

Prevenção de lesões: A estabilidade da coluna vertebral protege o sistema nervosa central, o movimento livre das articulações promove uma adaptação ao movimento de forma suave e adequada para suportar as cargas ou volume. Executar movimentos em posições inadequadas é um grande convite para lesões e disfunções musculares.

Aumenta a eficiência do movimento: A movimentação correta das articulações melhoram a qualidade do movimento, deixa o movimento suave e sem impedimentos (ex: Pistol, OHS, Levantamentos Olímpicos).

AAAA
Overhead Squat + problemas de mobilidade = Overhead Squat limitado. Foto: Tracy Apps

Melhora a performance: Entender como estabilizar as articulações e ativar os grupos musculares resultam em um aumento fantástico da performance. A mesma estabilidade que protege contra lesões é a sua base para gerar mais torque, ou seja, suportar e levantar mais cargas. Ai vem a famosa frase da powerlifter Marília Coutinho “A estabilidade é a mãe da força”. Cada movimento possui sua particularidade, em relação a estabilização como por exemplo o supino, que necessita de uma forte contração das escápulas.

Biomecânica e Posição correta = Maior estabilização e torque.

A eficiência do movimento ,biomecânica correta sem limitações, diminui o gasto energético para executa-lo, resultando em menos desgaste e mais repetições.

Controle motor: Utilizar o quadril ao invés da lombar, utilizar o core como base para suportar cargas, gerar força e transferi-la corretamente, além de ter uma biomecânica do movimento adequada. Saber a posição de início do movimento, execução e finalização, são itens que aumentam a performance ajudando gerar mais torque ou economizar energia.

Aumenta a amplitude de movimento ativa: O alongamento aborda a amplitude de movimento de maneira estática, apenas naquela posição, porém o músculo necessita de uma amplitude ativa, afinal estamos nos movimentando. Muitos atletas possuem mobilidade nas posições de início e finalização do movimento, porém sente uma pequena limitação durante o “túnel”, movimento que liga o início ao fim do exercício, ou seja a execução. O atleta inicia um Back Squat pesado na posição perfeita, atinge a profundidade adequada com os joelhos na posição correta, e quando volta para a posição inicial os joelhos fecham (sofrem uma adução) demonstra um sinal clássico de uma limitação de mobilidade. O atleta até pode alongar naquela posição, mas o fenômeno continuará ocorrendo uma vez que o mesmo ocorre de forma dinâmica, durante os deslizamento das fibras musculares e não de forma estática. É a mesma questão dos movimentos isolados vs movimentos compostos, qual possui maior transferência funcional? É claro que são os movimentos compostos. Alongamento é como um exercício isolado, é especifico para aquela posição enquanto mobilidade prepara para o movimento de forma global.

Jerk e Overhead Squat com pegadas estreitas. Maior estabilidade e torque, um movimento que exige uma mobilidade alta.
 A chave da performance

 Mobilidade é movimentar-se de maneira correta e sem limitações permitindo que nosso corpo utilize toda a sua potência de forma segura e eficiente. Possuir problemas de mobilidade, limitar o potencial de um atleta, se as fibras musculares não deslizam de maneira eficiente, elas irão gerar uma força de contração menor e maior gasto energético o que será um fator limitante de performance. A mobilidade é a única capacidade física capaz de bloquear a produtividade das demais capacidades físicas. Para todos que desejam levantar mais peso e fazer mais repetições, mobilidade deve fazer parte do treino diário, assim como movimentos ginásticos, monoestruturais e levantamentos de peso. Lembrem-se a mobilidade é uma faca de dois gumes, pode piorar ou melhorar sua performance, qual lado você quer usar?

Luiz Henrique Lima (Zicke)
CrossFit Level 1 Trainer (CrossFit HT)
CrossFit Mobility
CrossFit Weightlifting
coachzicke@gmail.com

 Se você gostou do post e  quer continuar acompanhando como a mobilidade pode melhorar a sua performance não deixe de curtir nossa página no Facebook.

facebook_like_button

Anúncios

2 comentários em “O que é mobilidade e como ela pode melhorar sua performance?”

Faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s